terça-feira, 27 de março de 2012

Noções de referência


Pensando sobre o Espaço geográfico

“O conceito de espaço é apreendido nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a partir da construção das noções construtivas do conceito de localização” (LESANN, p. 48 , 2009).
“A construção do conceito de espaço pode ser iniciada por uma reflexão a respeito das diferenças entre espaço fechado e espaço aberto. Essas noções são bastantes subjetivas. Por isso, ao existe uma definição definitiva, mas argumentos diversos, pontos divergentes (...)”(LESANN, p. 49 , 2009).

 Objetivo pedagógico:
                Demonstrar a necessidade das referências para se localizar no espaço geográfico.

Conteúdos:
               Conceito de espaço;
               Pontos de referências

Estratégias:
               Aula expositiva – participada

Recursos:
             Expositor áudio-visual ou tirinhas impressas.

Metodologia:
              A aula constituirá de três momentos:

Primeiro momento
Elemento motivador:
              Projetar a tirinha em um expositor áudio-visual ou distribuía-las impressas

Segundo momento

          Solicitar que os alunos façam uma leitura do texto; leitura da imagem;
         Pedir que descrevam a cena;
Indagá-lo se na cena se trata de um espaço? Perguntar se trata de um espaço fechado ou aberto?
Refletir a respeito da diferença entre os espaços abertos e fechados;
Observar, e descrever oralmente, o espaço em que vivem.
Falar o que é referência e que a mesma se trata de uma conceituação relacional, ou seja, só pode ser obtida através do seu próprio corpo.

Terceiro momento
         Construção coletiva e individual do conceito de espaço na linguagem oral e escrita.
Solicitar que as crianças relatem o que é referência e sua importância para se localizar no espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário