Pensando sobre o Espaço geográfico
“O conceito de espaço é apreendido nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a partir da construção das noções construtivas do conceito de localização” (LESANN, p. 48 , 2009).
“A construção do conceito de espaço pode ser iniciada por uma reflexão a respeito das diferenças entre espaço fechado e espaço aberto. Essas noções são bastantes subjetivas. Por isso, ao existe uma definição definitiva, mas argumentos diversos, pontos divergentes (...)”(LESANN, p. 49 , 2009).
Objetivo pedagógico:
Demonstrar a necessidade das referências para se localizar no espaço geográfico.
Conteúdos:
Conceito de espaço;
Pontos de referências
Estratégias:
Aula expositiva – participada
Recursos:
Expositor áudio-visual ou tirinhas impressas.
Metodologia:
A aula constituirá de três momentos:
Primeiro momento
Elemento motivador:
Projetar a tirinha em um expositor áudio-visual ou distribuía-las impressas
Segundo momento
Solicitar que os alunos façam uma leitura do texto; leitura da imagem;
Pedir que descrevam a cena;
Indagá-lo se na cena se trata de um espaço? Perguntar se trata de um espaço fechado ou aberto?
Refletir a respeito da diferença entre os espaços abertos e fechados;
Observar, e descrever oralmente, o espaço em que vivem.
Falar o que é referência e que a mesma se trata de uma conceituação relacional, ou seja, só pode ser obtida através do seu próprio corpo.
Terceiro momento
Construção coletiva e individual do conceito de espaço na linguagem oral e escrita.
Solicitar que as crianças relatem o que é referência e sua importância para se localizar no espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário