terça-feira, 3 de abril de 2012

GINCANA “REGIONAL”

     Aqui sugerimos alguns jogos para se trabalhar com as estados das regiões. Quando trazemos jogos para a sala de aula, nossos alunos se sentem bastante atraídos pela atividade e pela busca de vencer os desafios lançados, mas para valorizar a noção de grupo e trabalhar coletivamente, separe a turma em grupos de 5 a 6 integrantes. Depois que o professor já tiver exposto o conteúdo em sala de aula, sugerimos que ele faça uma gincana, nela se pode estudar as regiões separadamente, repetindo a atividade ao estudar cada uma.

1ª Aula: separar os grupos e pedir para que eles em casa pesquisem mais sobre a região a ser estudada.
2ª Aula: Cada equipe deverá estar caracterizada com uma fita da cor de sua preferência.
Atividade 1: Quebra-cabeça de EVA dos estados que formam a região estudada. O professor deverá entregar a cada equipe o quebra cabeça dos estados, com outras formas de outros estados para dificultar a tarefa. Vence quem primeiro montar o mapa corretamente. Valor 15 pontos.
Atividade 2: Nomear os estados corretamente, escrevendo o nome do estado na peça de EVA correspondente. Valor 10 pontos.
Atividade 3: Citar corretamente as capitais de cada estado. Valor 05 pontos.
Atividade 4: Caracterizar cada estado. Valor 10 pontos.

3ª Aula: Jogo da memória e da pescaria.
Atividade 1: O professor confeccionará um jogo da memória contendo elementos caracterizadores da região. Chamará um integrante de cada equipe por rodada. Vence quem ganhar mais rodadas. Valor 10 pontos por rodada.
Atividade 2: O professor trará um jogo de pescaria, cartões de gravuras de elementos da região estudada, cada cartão com um pequeno imã, uma varetinha de palito de churrasco com um pequeno cordão de barbante e um imã preso na sua ponta para atrair os cartões, os participantes deverão pescar um cartão por vez. Um integrante de cada equipe por rodada. Vence quem pescar mais cartões num tempo de 20 segundos. Valor 10 pontos por rodada.
Atividade 3: cada grupo elegerá dois integrantes para explicar a relação dos elementos que aparecem na gravura da pescaria com a região estudada. Vence quem acertar a relação correta. Valor 15 pontos.

4ª Aula: Perguntas e respostas, paródia e cartazes.
Atividade 1: Jogo de perguntas e respostas. O professor arrumará a sala em circulo e passará uma caixa cheia de perguntas ao som suave de uma música que caracterize a região que está sendo estudada. Abrir para discussão coletiva a questão depois dela ser respondida por quem a tirou. Vence quem acertar mais perguntas. Valor 02 pontos por cada acerto.
Atividade 2: Cada grupo fará uma paródia da música “Asa Branca” falando da região que está sendo estudada. Vence quem fizer a melhor paródia. Valor 20 pontos.
Atividade 3: Cada grupo usando sua criatividade fará um cartaz sobre a região estudada. Vence que fizer o melhor cartaz. Valor 15 pontos.
Atividade 4: Cada grupo deverá elaborar 05 questões e depois trocar o questionário com outro grupo para responder. Depois destrocam para fazer a correção das respostas, supervisionados pelo professor. Vence que acertar mais questões. Valor 20 pontos.

 Ao final da gincana que acumular mais pontos vence.

           Para finalizar e também para avaliar esta gincana, o professor socilitará que cada aluno faça em casa um relato de experiência, no qual ele deverá apontar quais as impressões dele quanto à atividade da gincana, se gostou ou não, por que gostou, por que não gostou, o que aprendeu, dentre outras coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário