quarta-feira, 28 de março de 2012

Construção de Mapas através de Maquetes

 

Sabemos que a inclusão social é um assunto muito discutido atualmente. Não podemos esquecer de que, com a atual proposta de inclusão na sala de aula, é preciso que o professor esteja preparado para receber alunos com diferentes necessidades na sala de aula, sejam elas, visuais, auditivas, intelectuais, fisicas, entre outras. Portanto, apesar do texto nos relatar resultados com turmas de ensino médio, nós, professores, podemos adaptar para o nivel de aprendizado de alunos do 4º ano e a realidade sociocultural do meio. Nossa preocupação ao sugerir o texto é contribuir para a inclusão de pessoas com deficiencias visuais no ensino de geografia. Leiam e ao colocarem em prática, contem para nós seus resultados!



Proposta de Atividade:


 
Objetivo Geral:
·        Construir o conhecimento de mapas do Brasil
Ob. Específicos:
·        Aplicação de habilidades manuais na demonstração prática dos fundamentos teóricos em geografia aprendidos em sala de aula;
·        Criar habilidades manuais específicas dos próprios alunos.
Procedimento:
         Para que seja possível elaborar maquetes a partir do mapa físico do Brasil, na escala 1:5.000.000, é necessário dividir a turma em grupos dos diferentes conteúdos que podem ser estudados através da leitura de mapas. Como as principais formas de relevo, a compartimentação do modelado terrestre, a rede hidrográfica,entre outros assuntos a serem trabalhados em turmas do 4º ano do ensino fundamental.
Recursos:
         Isopor; E.V.A. (Edil Vinil Acetato); Cola; Tinta; Tesoura; Estilete.


Referência:
QUINTELA, Maria Alcina. O BRASIL EM RELEVO: DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES DERELEVO, COMO TRABALHO ESCOLAR, A SUA UTILIZAÇÃO COMORECURSO DIDÁTICO POR ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS. Colégio Estadual México (CEM). 2001

http://pt.scribd.com/doc/55889181/O-BRASIL-EM-RELEVO-DA-CONSTRUCAO-DE-MAQUETES-DE-RELEVO-COMO-TRABALHO-ESCOLAR-A-SUA-UTILIZACAO-COMO-RECURSO-DIDATICO-POR-ALUNOS-DEFICIENTES-VISUAIS

Sugestão:

O site abaixo oferece ferramentas para construção de mapas.

http://education.nationalgeographic.com/education/mapping/outline-map/?map=Brazil&layers=T,T,T,T,T,T,T,T,T,T,T,T,T,T,T,T,T

terça-feira, 27 de março de 2012

Noções de referência


Pensando sobre o Espaço geográfico

“O conceito de espaço é apreendido nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a partir da construção das noções construtivas do conceito de localização” (LESANN, p. 48 , 2009).
“A construção do conceito de espaço pode ser iniciada por uma reflexão a respeito das diferenças entre espaço fechado e espaço aberto. Essas noções são bastantes subjetivas. Por isso, ao existe uma definição definitiva, mas argumentos diversos, pontos divergentes (...)”(LESANN, p. 49 , 2009).

 Objetivo pedagógico:
                Demonstrar a necessidade das referências para se localizar no espaço geográfico.

Conteúdos:
               Conceito de espaço;
               Pontos de referências

Estratégias:
               Aula expositiva – participada

Recursos:
             Expositor áudio-visual ou tirinhas impressas.

Metodologia:
              A aula constituirá de três momentos:

Primeiro momento
Elemento motivador:
              Projetar a tirinha em um expositor áudio-visual ou distribuía-las impressas

Segundo momento

          Solicitar que os alunos façam uma leitura do texto; leitura da imagem;
         Pedir que descrevam a cena;
Indagá-lo se na cena se trata de um espaço? Perguntar se trata de um espaço fechado ou aberto?
Refletir a respeito da diferença entre os espaços abertos e fechados;
Observar, e descrever oralmente, o espaço em que vivem.
Falar o que é referência e que a mesma se trata de uma conceituação relacional, ou seja, só pode ser obtida através do seu próprio corpo.

Terceiro momento
         Construção coletiva e individual do conceito de espaço na linguagem oral e escrita.
Solicitar que as crianças relatem o que é referência e sua importância para se localizar no espaço.

Regionalização brasileira



O Brasil é o maior país da América do Sul e o quinto maior país do globo. Dividir o país em regiões facilita o ensino da geografia, a pesquisa, coleta e organização de dados sobre o país.

Atualmente o Brasil tem 26 Estados e um Distrito Federal distribuídos, segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 5 grandes regiões, são elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essa regionalização foi baseada em características naturais comuns, ou seja, para fazer parte de uma mesma região os Estados precisam ter características físicas comuns.

 No primeiro mapa temos a divisão político-administrativa feita pelo IBGE e no segundo mapa temos a divisão em complexos regionais feita pelo geógrafo Pedro 

Atividades 
1) Compare a divisão regional do Brasil feita pelo IBGE com a divisão em regiões geoeconômicas e responda:

a) Que região manteve o mesmo nome?
b) Que regiões do IBGE formam a região do Centro-Sul?
c) O Estado de Rondônia está em qual região geoeconômica?

2) Marque (x) na alternativa correta:

a) A divisão em complexos regionais se baseia:
( ) no processo histórico de formação do território brasileiro.
( ) apenas em características naturais comuns.

b) O Brasil foi dividido em regiões para:
( ) facilitar o ensino da geografia, a pesquisa, coleta e organização de dados.
( ) aproximar os Estados.

c) Este rio pertence ao complexo regional da Amazônia:
( ) Rio Madeira
( ) Rio Paraná

QUEBRA CABECA MAPA DO BRASIL

       Auxilia no ensino da geografia brasileira dividido em país, regiões e estados. Informações sobre capitais brasileiras, oceano que banha o país, área em Km2 e países de fronteira. Desenvolve o raciocínio lógico e a coordenação motora.


O Brasil e suas Regiões

O Brasil está dividido atualmente

Em vinte e seis estados e o Distrito Federal
Nove estados no nordeste certamente
Sete estados no norte afinal

Quatro estados na região sudeste
No sul três estados aliás
Três estados também no centro-oeste
O Distrito Federal é em Goiás

Vinte e dois de abril de mil e quinhentos
Consta bem nos seus assentamentos
Descoberto por Pedro A. Cabral
Hoje está com quinhentos e sete anos
De todos os seus republicanos
Temos Lula já na reta final

No nordeste Paraíba é o meu estado
Moro em Patos a capital do sertão
Com clima quente e seco consagrado
Sou mais um a sonhar com a inspiração.

Edgar Ramalho de Freitas








Proposta de Atividade:


1. Entregar aos alunos um mapa do Brasil em branco (decalque), pedir para que eles anotem as informações contidas na poesia e, em seguida, realizem uma pesquisa sobre a atual divisão dos estados e capitais. Apresentando o resultado no mapa entregue a eles.



2. Trabalhar o clima das regiões, o primeiro a ser citado é o nordeste.







3.Analisar a diferença entre a atual configuração dos estados e a nova proposta apresentada no vídeo.

Mapa das regiões brasileiras

      Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essa é a divisão regional do Brasil, segundo o IBGE. Essa divisão em macrorregiões, retrata as diferenças sociais e políticas do território brasileiro e traz o levantamento de dados e estatísticas do país.


      O Brasil é um país com enorme extensão territorial, apresentando uma área de 8.514.876 km². O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o órgão responsável pela divisão regional do território brasileiro. Para reunir estados em uma mesma região são utilizados critérios como semelhanças nos aspectos físicos, humanos, culturais, econômicos e sociais.


     O Brasil, passou por várias divisões ao longo de sua História:


Divisão em Capitanias Hereditárias
Divisão de 1913

Divisão de 1940
Divisão de 1942
Divisão de 1945
Divisão do Brasil de 1969
Divisão a partir de 1990
Atual divisão territorial do Brasil


      O Brasil é um país que sofreu diversas divisões, ao longo de sua história, em virtude das transformações econômicas e políticas. Atualmente ele está dividido em cinco macrorregiões que considera diversos aspectos geográficos,sociais e políticos, e procura retratar os fluxos econômicos entre as unidades federativas.existem várias propostas de criação de novos Estados e Territórios Federais pelo Brasil a fora.
     Todavia, são várias regiões brasileiras querendo autonomia político-administrativa, mais independência, e que poderão, se emancipadas, contribuir para que o país possa ter um novo desenho, um novo contorno territorial.


Proposta de atividades:
Objetivo:


Conhecer a atual divisão regional brasileira

Procedimentos
Após o estudo da divisão territorial brasileira em macro regiões:

1- Dividir a turma em cinco equipes e solicitar aos alunos que façam uma pesquisa sobre a representação cartográfica do país dividido em outras regiões brasileiras de acordo com a nova proposta e quais fatores contribuem para essa modificação;


2-Apresentação de cartazes confeccionados, fazendo comparação entre a atual divisão e a proposta de uma nova divisão;

3-Relacionar essa divisão com os interesses políticos e econômicos.