terça-feira, 3 de abril de 2012

Rios e suas partes

Caminhos de água: Noções de hidrografia

O Rio

Rola o Rio adormecido e mudo,
em cochicho miúdo, absurdo!
Desliza em cochilos alados,
num leito molhado e cansado...

Rola o Rio em embalo trôpego 
com sibilos roucos e sôfregos...
Verte um choro machucado,
benevolente ou irado.
E rola descendo a serra
em desgraça ou benefício,
ora, mata a sede da Terra,
ora, afoga-a em desperdícios.
Incauto, ignora o Rio:
se a Terra assim o quisesse,
dele faria um só fio,
antes que a cheia viesse...

Maria da Graça Almeida

Texto para leitura
Um rio ou flúmen é um curso natural de água, usualmente de água doce, que flui no sentido de um oceano, um lago, um mar, ou outro rio. Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a outro corpo d'água. Pequenos rios também podem ser chamados por outros nomes, incluindo córrego, riacho, riachuelo, canal e ribeira. Não existe uma regra geral que define o que pode ser chamado de rio, embora em alguns países ou comunidades, um fluxo pode ser definido pelo seu tamanho. Muitos nomes de rios de pequeno porte são específicos para a sua localização geográfica.
O rio faz parte do ciclo hidrológico. A água de um rio é geralmente coletada através de escoamento superficial, recarga das águas subterrâneas, nascentes, e a liberação da água armazenada em gelo natural, exemplo, das geleiras (fonte wikipedia).



Objetivo pedagógico:
                 Conhecer os rios e sua importância para o ciclo da água.
Conteúdo:
                 Rios
                 Os rios e suas partes (nascentes, leitos, foz, afluentes)
                 Formas de relevo
                 Os tipos de rios
Estratégias:
                Aulas expositivas, pontuando os pontos mais significativos do  texto trabalhado.

Recursos:

                 Poesia impressa;
                 Livro didático:
                 Lousa;
                 Exposição da figura no retro projeto


Metodologia:
                   A constituirá de três momentos
Primeiro momento
                  Projetar no expositor visual a imagem do rio e distribuir a letra da poesia impressa.
Segundo momento
                    Fazer a leitura da poesia junto com os alunos.
                    Observar a figura e sua relação com a poesia.
Perguntar se existe rio na cidade, onde são
localizados, se podem vê ou são canalizados.
                   Falar sobre os rios e sua importância para o ciclo da água.

Terceiro momento
                       Discussão em sala de aula, para averiguar a compreensão do conteúdo por parte dos alunos.
                     Solicitar que os alunos estabeleçam uma relação com a sua realidade.

Climograma e o Aquecimento Gobal


Analisando um climograma

Objetivos:

Produzir gráfico de climograma;

Associar dados à dinâmica ambiental e mudança de comportamentos.


Proposta de atividades:

1ª)Construir um climograma, representando as variações de temperatura e precipitação;

2ª)Associar a dinâmica climática com atividade econômicas determinadas;

3ª)Compreender que as variações de temperatura, umidade e precipitação anuais estão relacionados com os preços de alguns produtos;

4ª)Pesquisar situações opostas, levando em conta informações turísticas. Por exemplo: em qual estação do ano a Áustria recebe mais turistas para esquiar na neve ou em qual estação do ano as praias do sul do Brasil recebem maior número de turistas;

5ª)Em seguida, exibir o vídeo abaixo, uma animação de Maurício Ricardo, sobre o aquecimento global  a partir de uma música de Roberto Carlos para reflexão dos alunos quanto  as consequências do aquecimento global  sobre as mudanças climáticas em virtude da ação humana sobre o meio  ambiente.    





Sobre o mesmo assunto, seguem algumas charges que poderão ser utilizadas para interpretação dos alunos em provas  sobre o clima.






Ilha das Flores (Documentário)

Ilha das Flores (Documentário)




Sinopse: Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica europeia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século.
O curta está listado no livro "1001 Filmes para Ver Antes de Morrer", organizado por Steven Jay Schneider.

Informações sobre o documentário:
Gênero: Documentário/experimental.
Origem/Ano: Brasil, 1989.
Direção: Jorge Furtado
Duração: 13 min.
Faixa etária indicada: Livre.

Após a exibição do vídeo, dirigir uma conversa com os alunos sobre os danos causados ao meio ambiente sobre o consumo exacerbado na sociedade atual pelo processo de geração de riqueza. E em seguida, solicitar aos alunos a confecção de um cartaz com o objetivo de concietiza a comunidade de sua responsabilidade  em preservar o espaço geográfico. 

As relações entre o espaço geográfico e o homem



As relações entre o espaço geográfico e o homem


Proposta de atividade:

1º momento:

Objetivo: Estudar as diferentes paisagens e seus tipos naturais mais comuns, bem como as suas transformações  pela ação humana por meio do filme:


"Os Sem-Floresta"


Ficha Técnica
Os Sem-Floresta
(Over the Hedge)
País/Ano de produção: Estados Unidos, 2005
Duração/Gênero: 83 min., Animação
Direção de Tim Johnson e Karey Kirkpatrick
Roteiro de Karey Kirkpatrick, Len Blum, Lorne Cameron, David Hoselton
Elenco (vozes): Bruce Willis, Garry Shandling, Steve Carrel, William Shatner, Wanda Sykes, Nick Nolte, Thomas Haden Church, Allison Janney, Eugene Levy, Catherine O’Hara.

Sinopse:A primavera chegou e Verne e seus amigos da floresta acordaram da sua longa hibernação para descobrir que uma "coisa" verde e alta apareceu misteriosamente no meio da casa deles. É quando  eles conhecem RJ, um guaxinim, que explica que o mundo além da cerca é a "passagem para uma vida maravilhosa" na qual criaturas peculiares chamadas humanos vivem para comer, ao invés de comer par viver. Suspeitando e até com um pouco de ciúmes de RJ, o cauteloso Verne que manter a sua família a salvo no seu lado da cerca. Mas provando a tese de de que a lixeira de um homem é o tesouro de outro animal, o manipulador RJ tenta convencer o bando da floresta que não há nada a temer e muito a ganhar dos seus novos vizinhos. Eventualmente, Rj e Verne se tornam amigos enquanto aprendem a co-existir e até explorar esse estranho novo mundo chamado subúrbio.


Essa é uma excelente animação para ser trabalhada em sala de aula acerca de questões concernentes às transformações na paisagem ao longo do tempo e pela ação humana sobre a natureza. Devido  à expansão do mercado imobiliário pela busca incessante por novas áreas agregáveis aos  interesses financeiros, os animais selvagens entram em bairros residenciais próximos ao seu habitat natural em busca de alimentos nos lixos das casas ali localizadas.

Procedimentos:

Após exibição do filme, o professor poderá realizar uma conversa dirigida com as crianças e levantar algumas questões que as levarão refletir sobre a necessidade de preservar o meio ambiente:


1º)Saber se elas já viram animais como aqueles apresentados no filme nas cercanias de suas residências.Como eram os animais que eles viram?

2º)As questões ambientais nos levam, por sua vez, a discussão da própria modernidade em que estamos inseridos. Para onde vamos?Onde queremos chegar?Quais as consequências de nossos atos para o Planeta?Será que não estamos condenando a vida na Terra a extinguir-se?E s futuras gerações, será que eles conhecerão as diversas espécies de animais e vegetais que ainda hoje exitem nos continentes, oceanos, mares, rios e ar?

2º momento:
Objetivo: Analisar a apropriação da tecnologia pelo homem

Procedimentos

 Em seguida, o professor apresenta a  charge acima para mostrar a evolução da tecnologia e realiza um debate em sala se aula a partir das seguintes questões:

1ª)Que modernidade é essa que nos leva a querer sempre mais e mais, numa desenfreada busca pelo conforto e pelo prazer eternos, e que nos condena ao acaso e a destruição dentro de algumas décadas apenas?


2ª)Como poderemos equilibrar nossa relação com o Planeta, diminuindo a destruição, preservando a vida animal e vegetal, sendo mais justos na distribuição das riquezas produzidas (visando estancar a enorme pobreza que abate milhões de pessoas em vários países, inclusive o Brasil) e evitando o futuro caótico que prevê nossa própria extinção?

3º momento
Objetivo: Analisar a dinâmica das transformações ocorridas no espaço geográfico e as consequencias nas relações sociais

As transformações que ocorrem na cidade são realizadas pelas mãos de trabalhadores em condições precárias de trabalho que não tem direito de usufruir o resultado de seu trabalho. A partir da análise da letra da música abaixo, refletir junto aos alunos sobre as desigualdades  sociais na sociedade brasileira com a modernização.


Cidadão (Zé Geraldo)


Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar







GINCANA “REGIONAL”

     Aqui sugerimos alguns jogos para se trabalhar com as estados das regiões. Quando trazemos jogos para a sala de aula, nossos alunos se sentem bastante atraídos pela atividade e pela busca de vencer os desafios lançados, mas para valorizar a noção de grupo e trabalhar coletivamente, separe a turma em grupos de 5 a 6 integrantes. Depois que o professor já tiver exposto o conteúdo em sala de aula, sugerimos que ele faça uma gincana, nela se pode estudar as regiões separadamente, repetindo a atividade ao estudar cada uma.

1ª Aula: separar os grupos e pedir para que eles em casa pesquisem mais sobre a região a ser estudada.
2ª Aula: Cada equipe deverá estar caracterizada com uma fita da cor de sua preferência.
Atividade 1: Quebra-cabeça de EVA dos estados que formam a região estudada. O professor deverá entregar a cada equipe o quebra cabeça dos estados, com outras formas de outros estados para dificultar a tarefa. Vence quem primeiro montar o mapa corretamente. Valor 15 pontos.
Atividade 2: Nomear os estados corretamente, escrevendo o nome do estado na peça de EVA correspondente. Valor 10 pontos.
Atividade 3: Citar corretamente as capitais de cada estado. Valor 05 pontos.
Atividade 4: Caracterizar cada estado. Valor 10 pontos.

3ª Aula: Jogo da memória e da pescaria.
Atividade 1: O professor confeccionará um jogo da memória contendo elementos caracterizadores da região. Chamará um integrante de cada equipe por rodada. Vence quem ganhar mais rodadas. Valor 10 pontos por rodada.
Atividade 2: O professor trará um jogo de pescaria, cartões de gravuras de elementos da região estudada, cada cartão com um pequeno imã, uma varetinha de palito de churrasco com um pequeno cordão de barbante e um imã preso na sua ponta para atrair os cartões, os participantes deverão pescar um cartão por vez. Um integrante de cada equipe por rodada. Vence quem pescar mais cartões num tempo de 20 segundos. Valor 10 pontos por rodada.
Atividade 3: cada grupo elegerá dois integrantes para explicar a relação dos elementos que aparecem na gravura da pescaria com a região estudada. Vence quem acertar a relação correta. Valor 15 pontos.

4ª Aula: Perguntas e respostas, paródia e cartazes.
Atividade 1: Jogo de perguntas e respostas. O professor arrumará a sala em circulo e passará uma caixa cheia de perguntas ao som suave de uma música que caracterize a região que está sendo estudada. Abrir para discussão coletiva a questão depois dela ser respondida por quem a tirou. Vence quem acertar mais perguntas. Valor 02 pontos por cada acerto.
Atividade 2: Cada grupo fará uma paródia da música “Asa Branca” falando da região que está sendo estudada. Vence quem fizer a melhor paródia. Valor 20 pontos.
Atividade 3: Cada grupo usando sua criatividade fará um cartaz sobre a região estudada. Vence que fizer o melhor cartaz. Valor 15 pontos.
Atividade 4: Cada grupo deverá elaborar 05 questões e depois trocar o questionário com outro grupo para responder. Depois destrocam para fazer a correção das respostas, supervisionados pelo professor. Vence que acertar mais questões. Valor 20 pontos.

 Ao final da gincana que acumular mais pontos vence.

           Para finalizar e também para avaliar esta gincana, o professor socilitará que cada aluno faça em casa um relato de experiência, no qual ele deverá apontar quais as impressões dele quanto à atividade da gincana, se gostou ou não, por que gostou, por que não gostou, o que aprendeu, dentre outras coisas.

Região Nordeste

Como sabemos a região nordeste é a maior do Brasil, contendo 9 estados. Nesta região, assim como no país todo, há uma grande diversidade cultural, além de ser muito conhecida por suas belíssimas paisagens naturais. Cada estado tem suas particularidades. Em contraponto, esta região carrega o preconceituoso estigma de ser mal desenvolvida e que sua gente sofrida é acomodada, esses fatores, dentre outros, justificam sua pobreza. Dessa forma, trabalhar as regiões do Brasil na sala de aula considerando o somente o aspecto físico é trabalhar de maneira reducionista, pois é preciso trabalhá-las considerando também seu contexto sócio-político e histórico. Assim, procurando adotar uma postura crítica, sugerimos para trabalhar em sua sala de aula esta música e este vídeo para a discussão e problematização com seus alunos.

Nordeste Independente (Elba Ramalho)  

Já que existe no sul esse conceito
Que o nordeste é ruim, seco e ingrato
Já que existe a separação de fato
É preciso torná-la de direito
Quando um dia qualquer isso for feito
Todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente
De que a gente até hoje tem vivido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Dividindo a partir de Salvador
O nordeste seria outro país
Vigoroso, leal, rico e feliz
Sem dever a ninguém no exterior
Jangadeiro seria o senador
O cassaco de roça era o suplente
Cantador de viola o presidente
O vaqueiro era o líder do partido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Em Recife o distrito industrial
O idioma ia ser nordestinense
A bandeira de renda cearense
"Asa Branca" era o hino nacional
O folheto era o símbolo oficial
A moeda, o tostão de antigamente
Conselheiro seria o inconfidente
Lampião, o herói inesquecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
O Brasil ia ter de importar
Do nordeste algodão, cana, caju
Carnaúba, laranja, babaçu
Abacaxi e o sal de cozinhar
O arroz, o agave do lugar
O petróleo, a cebola, o aguardente
O nordeste é auto-suficiente
O seu lucro seria garantido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Se isso aí se tornar realidade
E alguém do Brasil nos visitar
Nesse nosso país vai encontrar
Confiança, respeito e amizade
Tem o pão repartido na metade,
Temo prato na mesa, a cama quente
Brasileiro será irmão da gente
Vai pra lá que será bem recebido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Eu não quero, com isso, que vocês
Imaginem que eu tento ser grosseiro
Pois se lembrem que o povo brasileiro
É amigo do povo português
Se um dia a separação se fez
Todos os dois se respeitam no presente
Se isso aí já deu certo antigamente
Nesse exemplo concreto e conhecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Povo do meu Brasil
Políticos brasileiros
Não pensem que vocês nos enganam
Porque nosso povo não é besta

Proposta de atividade:

Caro Professor (a), a letra da música é excelente para embasar a discussão com seus alunos. Ao final desta atividade, sugerimos também que se trabalhe dividindo a sala em grupos para pesquisar os preconceitos sofridos pelo nordeste e pelo nordestino em relação às demais regiões.